Featured

“É com muito agrado mas também com muito sentido de responsabilidade que encaramos o tão desejado regresso à escola”

Covid-19:  Neste início de ano letivo quero saudar toda a comunidade educativa do concelho de Loulé e dizer-vos que é com muito agrado mas também com muito sentido de responsabilidade que encaramos o tão desejado “regresso à escola”.

Neste regresso assumimos o compromisso de trabalhar diariamente com os diretores escolares, com o pessoal docente, com o pessoal não docente e com os pais e as suas associações representativas, bem como com todas as outras entidades que, direta ou indiretamente, estão envolvidas no dia-a-dia escolar, para que os nossos alunos tenham as melhores condições para o seu desenvolvimento e sucesso escolares.

Como bem sabeis, o município de Loulé tem apostado fortemente na educação, tendo sido um dos primeiros, senão mesmo o primeiro que entendeu oferecer os manuais escolares aos alunos (até ao 12.ºano), facto que mais tarde foi seguido pelo atual governo da República.

Hoje somos o município onde, ano após ano, cresce o número de alunos, em contraciclo com a grande maioria dos municípios portugueses. Com efeito, enquanto que em muitos municípios se assiste ao encerramento anual de escolas, pelo contrário, no concelho de Loulé, são anualmente acrescentadas diversas salas de aula.

Este aumento de alunos está relacionado com o facto de inúmeras famílias oriundas de outros concelhos, terem escolhido o concelho de Loulé para desenvolverem o seu projeto de vida. Manifestamos, por isso e em sinal de reconhecimento, o nosso muito obrigado. Aliás, o nosso concelho tem lugar para todos e precisa de todos!

Contudo, tal escolha implica trabalhar cada vez mais para que todos os alunos possam ter lugar no sistema educativo nacional. É para isso que estamos a trabalhar. Assim, a juntar às 14 novas salas de aulas abertas em setembro de 2019, acrescentamos mais 8 salas em setembro de 2020, garantindo lugar para todas as meninas e meninos que tenham 3 ou mais anos à data de 15 de setembro de 2020.

Para finalizar, reafirmamos a nossa vontade de trabalhar e de cooperar com todos, na construção de uma escola de todos e para todos e, citando Albert Einstein, “onde não existam sonhos impossíveis de realizar”.

Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé

*Mensagem originalmente publicada no folheto informativo sobre regresso às aulas em segurança e abertura do ano letivo 2020/2021

#covid-19 #loulecuidadesi #loulenãopara 

Fonte: CML

 

Featured

Estabelecimentos comerciais em Loulé retomam horários pré-pandemia com possibilidade de encerrar até às 23h00

Covid-19: O governo, reunido em Conselho de Ministros, decidiu que Portugal continental passa para estado de contingência a partir de dia 15 de setembro. A situação mantém-se até dia 30 de setembro, altura em que será reavaliada, como sempre tem acontecido até agora.

Nesse contexto e no uso das competências previstas no nº 3 do artigo 10º da Resolução do Conselho de Ministros nº 70-A/2020 de 11 de setembro e depois de consultadas e obtido parecer favorável das autoridades policiais e autoridades de saúde locais, sem prejuízo das regras especiais aplicáveis ao respetivo setor de atividade previstas na referida Resolução do Conselho de Ministros, a Câmara Municipal de Loulé decretou:

“1) Que aos estabelecimentos inseridos no Anexo II a que se refere o artigo 6º da Resolução de Conselho de Ministros nº 33-A/2020 de 30 de Abril, aplica-se o horário de abertura que era praticado antes do dia 13 de Março de 2020, podendo encerrar até às 23:00 horas;

2) Excetuam-se do número 1, conforme decorrente do nº 5 do artigo 10º da Resolução de Conselho de Ministros nº 70-A/2020 de 11 de setembro os seguintes estabelecimentos, de acordo com o horário específicos a que estão sujeitos:
a) Estabelecimentos de restauração exclusivamente para efeitos de serviço de refeições no próprio estabelecimento;
b) Estabelecimentos de restauração e similares que prossigam a atividade de confeção destinada a consumo fora do estabelecimento ou entrega no domicílio, diretamente ou através de intermediário, os quais não podem fornecer bebidas alcoólicas no âmbito dessa atividade;
c) Estabelecimentos de ensino, culturais e desportivos;
d) Farmácias e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica;
e) Consultórios e clínicas, designadamente clínicas dentárias e centros de atendimento médico veterinário com urgências;
f) Atividades funerárias e conexas;
g) Estabelecimentos situados no interior de aeroportos, após o controlo de segurança dos passageiros;

3. Estabelecimentos de prestação de serviços de aluguer de veículos de mercadorias sem condutor (rent -a -cargo) e de aluguer de veículos de passageiros sem condutor (rent -a -car), podendo, sempre que o respetivo horário de funcionamento o permita, encerrar à 01:00 h e reabrir às 06:00 h;
4. Todos os estabelecimentos que se encontram abrangidos pelo artigo 16º da Resolução de Conselho de Ministros nº 70-A/2020 de 11 de Setembro, designadamente Restauração e Similares, uma vez que a estes é autorizada a admissão até às 00:00 horas e encerramento às 01:00 horas.

CLIQUE AQUI PARA LER NA ÍNTEGRA A RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE MINISTROS N.º 70-A/2020 DE 11 DE SETEMBRO

CLIQUE AQUI PARA LER NA ÍNTEGRA A RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE MINISTROS N.º 33-A/2020 DE 30 DE ABRIL

#covid-19 #loulecuidadesi #loulenãopara 

Fonte: Câmara Municipal de Loulé e Governo de Portugal

CML atenta à evolução da situação no Louletano Desportos Clube

Covid-19: A Câmara Municipal de Loulé teve conhecimento, na quarta-feira, dia 26 de agosto, que um membro do corpo técnico do Louletano Desportos Clube tinha testado positivo à Covid-19. Tal facto causou natural preocupação, atendendo a que o clube estava a iniciar a sua época desportiva, utilizando de forma exclusiva …

Balanço da situação epidemiológica no concelho de Loulé

A Câmara Municipal de Loulé vem dar nota pública do balanço da situação epidemiológica no concelho, no que concerne à Covid-19. No dia 10 de julho, foi detetado um caso positivo num funcionário da Santa Casa da Misericórdia de Loulé. Foram de imediato testadas 235 pessoas, entre funcionários e utentes …

Um Verão diferente… continuando a cuidar da Vida Comum!

Covid-19. É com uma profunda emoção que vos dirijo estas palavras, após três meses de intenso trabalho no âmbito da pandemia Covid-19, neste momento de grande esperança e de uma reaprendizagem da nossa vida em comunidade. Continuamos, dia-a-dia, a desenvolver todos os esforços para que o concelho de Loulé possa …

21 casos positivos de Covid-19 em lar de Boliqueime

Covid-19: No âmbito do rastreio à COVID-19 em lares do Algarve, foram detetados casos positivos no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime. Assim, dos 59 utentes, 33 são negativos, 21 são positivos e 5 inconclusivos. Quanto aos 70 funcionários, 17 são negativos, 6 inconclusivos e os restantes aguardam …

Presidente Vítor Aleixo: “Temos continuado a trabalhar para nos proteger a todos”

Covid-19: A Câmara Municipal de Loulé, com o apoio de voluntários e entidades locais, continua a trabalhar para todos proteger no quadro do combate ao surto de Covid-19. “Concidadãos e amigos, nesta situação difícil, temos continuado a trabalhar para nos proteger a todos”, afirma o presidente da Câmara, Vítor Aleixo, …