Featured

Um Verão diferente… continuando a cuidar da Vida Comum!

Covid-19. É com uma profunda emoção que vos dirijo estas palavras, após três meses de intenso trabalho no âmbito da pandemia Covid-19, neste momento de grande esperança e de uma reaprendizagem da nossa vida em comunidade. Continuamos, dia-a-dia, a desenvolver todos os esforços para que o concelho de Loulé possa ser um lugar com um baixo impacto do novo coronavírus, apesar das incertezas que continuam presentes e nos devem manter atentos e atuantes. Contem connosco para colocar a Saúde Pública no centro das nossas decisões, a par da garantia de um forte apoio à economia local e às famílias.

Nestes meses de confinamento a autarquia esteve diariamente no terreno ao lado dos profissionais de Saúde e Segurança, com os nossos profissionais – Bombeiros, Proteção Civil, Ação Social, Limpeza, entre tantos outros – para garantir uma resposta célere à pandemia e promover o bem-estar de todos aqueles que foram afetados pela Covid-19.

Neste “verão diferente” a nossa prioridade continua a ser garantir a dignidade das condições de vida dos nossos munícipes, incentivar o desenvolvimento da economia local e promover as condições para uma fruição em segurança do nosso concelho.

Voltar à edição da Agenda Municipal é para nós fundamental para dar a conhecer a retomada gradual da atividade cultural, desportiva e de animação que vai sendo realizada, cumprindo as exigências da Direção Geral da Saúde, para que todos possamos ganhar confiança em espaços comuns, interiores ou ao ar livre, recuperando os afetos com as regras que hoje devemos cumprir escrupulosamente – distanciamento social, etiqueta respiratória e higienização das mãos.

Para garantir a Saúde Pública de todos decidimos cancelar todos os eventos de grande dimensão do concelho nos meses de Verão, realizando apenas atividades que reúnam as condições necessárias e que não convidem à aglomeração de pessoas por longos períodos de tempo e, em simultâneo, possibilitem os agentes cultuais e económicos locais trabalhar.

Este verão convidamos as pessoas a redescobrir as nossas paisagens naturais e culturais, em segurança, a saborear os sabores da terra e do mar, com todas as precauções de Saúde Pública e a comprar no comércio local, redescobrindo o nosso artesanato e a simpatia de um atendimento personalizado.

Desafiamos a fruir as nossas esplanadas, em segurança, porque promovemos a possibilidade de aumento das mesmas, e a visitar o Mercado de Verão de Quarteira, no Mercado Filipe Jonas, com artesanato e gastronomia, de 1 de julho a 13 de setembro, com todas as garantias de segurança acauteladas.

Aos sábados em Loulé no Centro Histórico e aos domingos em Quarteira na Praça do Mar vamos desenvolver os nossos Mercadinhos de Artesanato, uma decisão que permite, sempre cumprindo as exigências da Saúde, uma atividade fundamental para muitas famílias.

Inspirados nas palavras de Tolentino de Mendonça, a 10 de junho, o nosso trabalho autárquico continua a ser para “Cuidar da vida.” Porque para nós, como para o poeta, “Não há missão mais grandiosa, mais humilde, mais criativa ou mais atual.” Contem connosco!

Que seja um Verão Seguro para todos, lembrem-se que depende da ação de cada um de nós!

Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé

#covid-19 #loulecuidadesi #loulenãopara 

Fonte: CML

 

21 casos positivos de Covid-19 em lar de Boliqueime

Covid-19: No âmbito do rastreio à COVID-19 em lares do Algarve, foram detetados casos positivos no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime. Assim, dos 59 utentes, 33 são negativos, 21 são positivos e 5 inconclusivos. Quanto aos 70 funcionários, 17 são negativos, 6 inconclusivos e os restantes aguardam …

Presidente Vítor Aleixo: “Temos continuado a trabalhar para nos proteger a todos”

Covid-19: A Câmara Municipal de Loulé, com o apoio de voluntários e entidades locais, continua a trabalhar para todos proteger no quadro do combate ao surto de Covid-19. “Concidadãos e amigos, nesta situação difícil, temos continuado a trabalhar para nos proteger a todos”, afirma o presidente da Câmara, Vítor Aleixo, …