Covid-19: No âmbito do rastreio à COVID-19 em lares do Algarve, foram detetados casos positivos no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime.
Assim, dos 59 utentes, 33 são negativos, 21 são positivos e 5 inconclusivos. Quanto aos 70 funcionários, 17 são negativos, 6 inconclusivos e os restantes aguardam resultado.
A maioria dos casos positivos não apresenta sintomas e não há, de momento, qualquer caso a inspirar cuidado.
Perante a identificação destes casos, a Câmara Municipal de Loulé, em articulação com as Autoridades de Saúde Pública, da Protecção Civil e da Segurança Social, assim como o Algarve Biomedical Center (ABC), entidade responsável pelos rastreios, ativou o plano de contingência definido, pelo que:
-
Os utentes negativos estão a ser transportados em segurança para um hotel da Região, onde ficam em isolamento, sendo acompanhados por uma equipa de funcionários do lar;
-
Os utentes positivos mantêm-se no lar, onde permanecem também, mas em zonas totalmente separadas, os utentes cujos resultados dos testes foram inconclusivos;
-
Os funcionários positivos e aqueles cujos resultados dos testes foram inconclusivos estão em isolamento nas suas casas;
-
Os funcionários negativos foram divididos em duas equipas: uma fica a trabalhar no lar e a outra no hotel onde estamos a instalar os utentes negativos.
A Câmara Municipal de Loulé, devidamente articulada com as autoridades de saúde, está a acompanhar de perto a situação e tomará todas as medidas necessárias para garantir a salvaguarda da saúde e segurança dos seus munícipes.
Perante a atual situação, sem precedentes, que o país e o mundo enfrentam, relembro que está nas mãos de cada um de nós adotar atitudes e comportamentos responsáveis, seguindo as recomendações das autoridades de saúde. Só assim poderemos evitar a propagação desta pandemia.
Contem comigo para juntos, ultrapassarmos este momento tão difícil para todos.
O Presidente da Câmara,
Vítor Aleixo