Centro para a despistagem de Covid-19 no Parque das Cidades

Covid-19: O centro para a despistagem de Covid-19 encontra-se a funcionar no Parque das Cidades desde dia 22. Com capacidade para realizar 300 análises diárias, conta com uma equipa de quatro profissionais por turno, funcionando todos os dias da semana entre as 09h00 e as 12h00.  As colheitas recolhidas no centro, serão em seguida analisadas no Laboratório Regional de Saúde Pública Dra Laura Ayres, situado, igualmente, no Parque das Cidades.

#louleficaemcasa #covid19

Este centro de rastreio destina-se a doentes enviados pelos hospitais da região, assim como a pessoas referenciadas pela linha de apoio ao médico. “Não é um centro de rastreios que esteja aberto a qualquer pessoa que queira fazer um teste, é para fazer análises a casos suspeitos já identificados”, afirmou, no dia da inauguração do centro, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Morgado.

Instalado em duas tendas, junto à entrada principal do Estádio Algarve, este centro tem como objetivo reduzir o risco de infeção evitando que os casos suspeitos menos graves tenham de se deslocar aos hospitais e centros de saúde.  Para quem se deslocar a este centro de rastreio estão garantidas todas as condições de segurança, até porque os testes serão realizados num modelo “drive thru”, ou seja, o utente não terá de sair do carro para realizar a colheita.

Centro de despite para Covid-19 foi instalado no Parque das Cidades

A Câmara Municipal de Loulé, numa ação concertada com o ABC – Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve e a Administração Regional de Saúde do Algarve, foi uma das entidades que desde o primeiro momento apoiou a criação deste centro.

Para o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, este equipamento reveste-se de extrema importância para os louletanos e algarvios, no momento em que o vírus está numa fase de propagação ativa no país, sendo mais uma iniciativa à qual o Município de Loulé se associou para mitigar o contágio e agilizar a deteção de mais casos que possam surgir na região.

“Temos estado, desde o primeiro momento, a apoiar as entidades de saúde pública em diversos processos, e este é mais um contributo para proteger a população de todo o Algarve. Nestes momentos de crise, há que saber juntar forças porque só assim conseguiremos ultrapassar esta pandemia”, reiterou o edil.

Fonte: Câmara Municipal de Loulé