Covid-19: O Conselho Europeu aprovou esta semana, em Bruxelas, o Fundo de Recuperação Europeu no valor de 750 mil milhões de euros como forma de responder à crise sanitária, social e económica que se vive nos países da União Europeia devido à pandemia Covid-19.

Além disso, os chefes do Estado e dO governo europeus aprovaram também o Orçamento Plurianual da União, para o período entre 2021 e 2027. O valor desse orçamento é de 1.074 biliões de euros. Assim, juntando o valor do Fundo de Recuperação Europeu com o Orçamento Europeu, o montante aprovado nesta cimeira pelos lideres dos 27 Estados membros da UE foi de 1.824 biliões de euros.

Portugal terá disponíveis 45,1 mil milhões de euros de transferências para os próximos sete anos, o que, segundo indicou o governo, representa um aumento de cerca de 38% em relação ao atual Quadro Financeiro. De acordo com o primeiro-ministro, António Costa, o Algarve, região do sul do país com fortes quebras no setor do turismo por causa da crise da Covid19, será apoiado com “um programa específico” no valor de 300 milhões de euros.

Veja abaixo os banners divulgados pelo Governo de Portugal:

CLIQUE AQUI PARA LER AS CONCLUSÕES DO CONSELHO EUROPEU EM PORTUGUÊS

CLICK HERE TO READ THE EUROPEAN COUNCIL CONCLUSIONS IN ENGLISH

#covid-19 #loulecuidadesi #loulenãopara 

Fonte: Governo de Portugal e Conselho Europeu