CML atenta à evolução da situação no Louletano Desportos Clube

Covid-19: A Câmara Municipal de Loulé teve conhecimento, na quarta-feira, dia 26 de agosto, que um membro do corpo técnico do Louletano Desportos Clube tinha testado positivo à Covid-19. Tal facto causou natural preocupação, atendendo a que o clube estava a iniciar a sua época desportiva, utilizando de forma exclusiva uma instalação desportiva municipal. Nesse mesmo dia, o clube decidiu cancelar toda a atividade futebolística.

Na quinta-feira, dia 27, um outro elemento do corpo técnico testou positivo, pelo que, na sequência, todos os jogadores, equipa técnica e restante pessoal afeto ao grupo de trabalho foram submetidos a exames laboratoriais para se verificar se existia mais alguém que estivesse infetado com Covid-19.

Na sexta-feira, dia 28, houve conhecimento que, da testagem efetuada, 31 deram resultado positivo o que, juntando aos positivos anteriores, perfaz um total de 33 casos positivos e 5 negativos. Todos os positivos e negativos estão em confinamento obrigatório e em vigilância ativa, de acordo com as orientações do delegado de saúde e do médico do clube.

A Câmara Municipal de Loulé tem conhecimento que a Autoridade Regional de Saúde acompanha de forma muito próxima a situação, estando a proceder à identificação das pessoas que testaram positivo com o objetivo de estabelecer possíveis cadeias de contágio.

A autarquia encontra-se em permanente ligação com a Autoridade Regional de Saúde, com a ARS Algarve e com a Direção do Louletano Desportos Clube, colaborando com os meios e recursos que se julguem necessários no sentido de estancar o contágio.

Por outro lado – e apesar da situação descrita -, a autarquia reconhece os benefícios da atividade física para o bem-estar físico, psíquico e emocional das pessoas, pelo que a mesma deve continuar.

Podem, por isso, ser desenvolvidas atividades em todas as instalações desportivas municipais onde não se verificou qualquer contacto com a equipa sénior de futebol do Louletano Desportos Clube. Isto sem prejuízo do cumprimento escrupuloso das orientações superiores da Direção Geral de Saúde e dos planos de contingência das instalações desportivas.

A Câmara Municipal de Loulé está atenta à evolução da situação, podendo, a qualquer momento, alterar esta decisão, sempre que as circunstâncias assim o justifiquem ou aconselhem.