“É com muito agrado mas também com muito sentido de responsabilidade que encaramos o tão desejado regresso à escola”

Covid-19:  Neste início de ano letivo quero saudar toda a comunidade educativa do concelho de Loulé e dizer-vos que é com muito agrado mas também com muito sentido de responsabilidade que encaramos o tão desejado “regresso à escola”.

Neste regresso assumimos o compromisso de trabalhar diariamente com os diretores escolares, com o pessoal docente, com o pessoal não docente e com os pais e as suas associações representativas, bem como com todas as outras entidades que, direta ou indiretamente, estão envolvidas no dia-a-dia escolar, para que os nossos alunos tenham as melhores condições para o seu desenvolvimento e sucesso escolares.

Como bem sabeis, o município de Loulé tem apostado fortemente na educação, tendo sido um dos primeiros, senão mesmo o primeiro que entendeu oferecer os manuais escolares aos alunos (até ao 12.ºano), facto que mais tarde foi seguido pelo atual governo da República.

Hoje somos o município onde, ano após ano, cresce o número de alunos, em contraciclo com a grande maioria dos municípios portugueses. Com efeito, enquanto que em muitos municípios se assiste ao encerramento anual de escolas, pelo contrário, no concelho de Loulé, são anualmente acrescentadas diversas salas de aula.

Este aumento de alunos está relacionado com o facto de inúmeras famílias oriundas de outros concelhos, terem escolhido o concelho de Loulé para desenvolverem o seu projeto de vida. Manifestamos, por isso e em sinal de reconhecimento, o nosso muito obrigado. Aliás, o nosso concelho tem lugar para todos e precisa de todos!

Contudo, tal escolha implica trabalhar cada vez mais para que todos os alunos possam ter lugar no sistema educativo nacional. É para isso que estamos a trabalhar. Assim, a juntar às 14 novas salas de aulas abertas em setembro de 2019, acrescentamos mais 8 salas em setembro de 2020, garantindo lugar para todas as meninas e meninos que tenham 3 ou mais anos à data de 15 de setembro de 2020.

Para finalizar, reafirmamos a nossa vontade de trabalhar e de cooperar com todos, na construção de uma escola de todos e para todos e, citando Albert Einstein, “onde não existam sonhos impossíveis de realizar”.

Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé

*Mensagem originalmente publicada no folheto informativo sobre regresso às aulas em segurança e abertura do ano letivo 2020/2021