Município de Loulé lança linha AME – Apoio Médico Escolar

Covid-19: Com o arranque do novo ano letivo, entrou em funcionamento a Linha Telefónica AME – Apoio Médico Escolar (707 027 070), mais uma ferramenta que a Câmara Municipal de Loulé criou para promover a confiança da comunidade escolar neste regresso às aulas em contexto pandémico.

Trata-se de uma linha que conta com o apoio técnico do Algarve Biomedical Center (ABC), aquele que tem sido o principal parceiro da autarquia em matéria de saúde pública desde que surgiu o surto do novo coronavírus, em março. Irá funcionar todos os dias da semana, ininterruptamente das 07h00 às 00h00, com médicos disponíveis no período diurno para auxiliar a escola perante casos suspeitos ou mesmo positivos de Covid-19, bem como em situações de dúvidas de conduta e atuação.

A equipa médica do ABC, sempre que necessário, entrará em contacto e discutirá a situação com as autoridades de saúde. No entanto, como sublinham os responsáveis municipais, esta linha não pretende substituir a Linha SNS 24, mas sim fornecer uma resposta dirigida, enquadrada na Estratégia de Adaptação da Comunidade Educativa do Concelho de Loulé em tempos de pandemia de Covid-19.

A Linha AME está igualmente à disposição das famílias dos alunos pelo que, sempre que necessário, os pais possam contactá-la, nomeadamente para dissipar eventuais dúvidas que surjam.

No âmbito da Estratégia traçada pela Câmara Municipal de Loulé para adaptar as escolas a esta nova realidade, foram reforçadas as medidas de higiene e limpeza em todos os estabelecimentos de ensino do concelho. Por outro lado, cada agrupamento de escolas foi apadrinhado por dois jovens médicos do ABC, que farão o acompanhamento in loco.