Programa “Vacinação SNS Local”: Vacinas contra a gripe disponíveis nas farmácias de Loulé de forma gratuita

Covid-19: O concelho de Loulé volta a receber o programa “Vacinação SNS Local”, numa ação concertada entre a Autarquia, o Ministério da Saúde e a Associação Nacional de Farmácias, que permitirá reforçar a rede de vacinação para a gripe sazonal.

Assim, a Câmara Municipal de Loulé adquiriu as doses desta vacina que serão agora distribuídas pelas farmácias do concelho e aí administradas à população abrangida pela gratuidade deste serviço. Desde logo pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, mas também grávidas, população com menos de 65 anos de idade e com patologias crónicas ou imunodeprimidos, para além de outras condições definidas pela Direção-Geral de Saúde como elegíveis.

Esta passará a constituir uma alternativa às unidades locais de saúde e ao Centro de Vacinação, agora a funcionar no Salão de Festas de Loulé, junto ao Estádio Municipal, onde a 3ª dose da vacina contra a COVID-19 está a ser administrada em simultâneo com a vacina da gripe, a partir de hoje a maiores de 65 anos.

Esta participação das farmácias no processo de vacinação da gripe sazonal permitirá dar uma resposta mais eficaz à população graças ao aumento do número de locais e de horários disponíveis, para além de garantir um serviço de proximidade já que existe, em geral, uma relação de confiança entre o utente e o seu farmacêutico.

Numa altura em que a situação epidemiológica mantém Portugal e a Europa em alerta, a adesão a este programa será mais uma medida de salvaguarda da saúde pública local.

As farmácias que este ano estarão associadas ao Programa “Vacinação SNS Local”, no concelho de Loulé, são:
– Em Quarteira:
. Farmácia Algarve;
. Farmácia Miguel Calçada;
. Farmácia Maria Paula.

– Em Almancil:
. Farmácia Almancil;
. Farmácia Nobre Passos;
. Farmácia Silveira Algarve.

– Em Loulé:
. Farmácia Avenida;
. Farmácia Chagas;
. Farmácia Pinto;
. Farmácia Martins.

Em Boliqueime:
– Farmácia Cruz Ramos.

Em Alte:
– Farmácia Horta Figueiredo.

Em Vilamoura:
– Farmácia Silva;